Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe apoia campanha de prevenção ao câncer de mama da SBM

lljSociedade Brasileira de Mastologia celebra Outubro Rosa chamando a atenção para o direito da Reconstrução Mamária Imediata às mulheres que passam pela mastectomia

Neste Outubro Rosa, o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o alerta “NENHUMA MULHER SEM MAMA”. O objetivo é mostrar à população que a cirurgia da reconstrução mamária imediata não é vaidade, mas um direito de todas as mulheres que passam pelo processo de mutilação devido ao tratamento da doença. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) apoia a campanha da sociedade que através da regional Pernambuco promoverá uma ação com a Prefeitura, no dia 17/10, no Parque da Jaqueira. Haverá panfletagem, distribuição de senhas para mamografia e orientações para a população.

De acordo com o presidente da entidade, Dr. Ruffo de Freitas Júnior, os efeitos de uma mutilação parcial ou total são, em 90% dos casos, devastadores. A maioria das mulheres mastectomizadas fica anos aguardando pela cirurgia. “O fator psicológico é diretamente abalado e precisamos reverter essa realidade de baixo acesso à reconstrução”, diz o mastologista.

Em todo o território nacional, a SBM promoverá ou apoiará ao longo do mês de outubro ações que colaborem com o combate ao câncer de mama, levando orientação e informação qualificada à população. “A SBM incentiva as mulheres a fazerem a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, por ser o método eficaz para se detectar de forma precoce o câncer de mama. Como especialidade legítima na saúde da mama temos o dever de disseminar os cuidados para evitar a doença e dar suporte às pacientes afetadas”, esclarece o presidente, acrescentando que a população pode e deve se informar para ajudar a combater uma triste realidade na qual, somente neste ano, o Brasil deve registrar 57 mil novos casos de câncer de mama, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Fonte: SBM