Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Esem promoveu o 2° Curso de Atualização para Preceptores da Residência Médica

A Presidente da Esem e o Presidente do Cremepe. Dra. Helena Carneiro Leão e Sílvio Rodrigues. Foto: Priscilla Fernandes

A Escola Superior de Ética Médica do Cremepe (Esem) realizou na sexta-feira (20.11), o 2° Curso de Atualização em Ética e Bioética para Preceptores da Residência Médica, na sede do Conselho, no Espinheiro.

Para a presidente da Esem, Helena Carneiro Leão, é de suma importância para os preceptores a atualização em ética e bioética. “É dever de vocês passar isso para o residente”, afirmou.

Durante toda manhã serão abordados temas como responsabilidade médica e preceptora, competência técnica e humana, além da oportunidade de discutir casos clínicos.

PALESTRAS – O professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Wilson Oliveira Júnior, falou sobre os desafios de transmitir competência técnica e humana na atualidade. “A tarefa de transmitir a competência técnica está embasada no  humano, pois é muito complexo de ser ensinado só com palavras, tem que ensinar fazendo, na prática”, explicou Wilson Oliveira.

Para falar sobre os temas de responsabilidade médica e preceptora e responsabilidade civil e penal, foi convidado o representante do Sindicato dos Médicos, Vinicius Calado.  A responsável para falar sobre responsabilidade ética foi a convidada Maria do Patrocínio Tenório. Já e autonomia e objeção,  ficou a cargo de Aurélio Molina, professor da UPE.