Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Sobramfa lança obra sobre humanismo em medicina

Livro Humanismo em Medicina será lançado no dia 29 de fevereiro, às 19h, em SP

Livro Humanismo em Medicina será lançado no dia 29 de fevereiro, às 19h, em SP

A insuficiência do modelo médico biomecânico baseado na especialização, fragmentação e avanços tecnológicos – predominante na atualidade – é o mote do livro Humanismo em Medicina, que será lançado no dia 29 de fevereiro, às 19h, pela Sobramfa Educação Médica e Humanismo, em São Paulo (SP).

A obra, que reúne vários textos publicados na Seção de Oncologia na Revista Brasileira de Medicina ao longo de cinco anos, aborda a proposta de um modelo de médico humanista e humanizado, de cuidado integral que contemple todos os aspectos do ser humano – físico, mental, emocional, cultural, social, espiritual – e que inclua detalhes do contexto e especificidades do relacionamento médico-paciente.

Os autores, profissionais de referência na área, unem à sua atuação clínica o componente acadêmico – ensino e pesquisa – para apresentar reflexões e modelos que permitem incorporar os recursos necessários para um enfoque humanista no ensino e na prática de uma Medicina Integral.

O objetivo é estimular reflexões sobre os resultados do acelerado desenvolvimento científico-tecnológico, caracterizado pela fragmentação no atendimento do paciente e pelo elevadíssimo custo, que atingiu a cultura médica e o ensino universitário a partir da segunda metade do século XX.

A obra é constituída de quatro partes sobre a formação médica (a reflexão sobre a universidade, os critérios de seleção, o curso de graduação e a atuação profissional), todas elas com um fio condutor comum: onde a ciência oferece o conhecimento da razão, a arte deve desenvolver a sensibilidade. Em harmonia, esses dois pilares oferecem o discernimento de não ser somente técnico, mas humanista.

“A circunstâncias exigem que exista para esse novo cenário um médico capaz de gerenciar esse complexo universo para direcioná-lo para uma melhor assistência e qualidade de vida”, defende um dos autores da obra, Pablo González Blasco, doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), além de professor e estudioso da educação médica.

Serviço

LANÇAMENTO
Obra: Humanismo em Medicina
Data: 29 de fevereiro de 2016
Horário: 19h
Endereço: sede da Sobramfa – Rua Silvia, 56, Bela Vista (SP)
Informações: http://sobramfa.com.br/ (11) 3285-3126 / staff@sobramfa.com.br