Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Etapa Sul-Sudeste do 1º Fórum Nacional Pró-SUS será em Curitiba

pro-susEvento inaugura discussões sobre temas relevantes para encontro nacional, que ocorrerá em outubro em Brasília

A Etapa Sul-Sudeste do 1º Fórum da Comissão Nacional Pró-SUS, formada pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, será realizado nos dias 24 e 25 de maio, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba. O evento vem em reforço à campanha “O Brasil tem urgência em ser bem tratado”, que expõe as muitas deficiências nas políticas públicas e de gestão na atenção à saúde da população.

A edição no Paraná, que vai envolver representantes de sete estados, colocará em debate os principais temas relacionados ao sistema público de saúde, como financiamento, carreira médica, prestação do trabalho médico no SUS, regimes de contratação e remuneração nos serviços de saúde e, ainda, integração da rede assistencial, envolvendo atenção básica, centros de especialidades, urgência e emergência e hospitais de referência.

Entre os conferencistas estão os presidentes do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e da AMB, Florentino de Araújo Cardoso Filho, além do ex-deputado federal e ex-presidente da AMB Eleuses de Paiva Vieira. Os debates também vão envolver os presidentes e representantes dos Conselhos de Medicina do Sul e Sudeste, dirigentes da AMB e AMP e integrantes das comissões organizadoras regionais e nacional do Fórum.

O encontro contará ainda com a participação de representantes das sociedades de especialidade, hospitais-escola e gestores públicos. Haverá transmissão ao vivo dos trabalhos. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, conselheiro do Paraná no CFM e que também é presidente da Comissão Nacional Pró-SUS e coordenador do fórum local, diz que será produzido documento das discussões locais a ser levado ao encontro em Brasília e a subsidiar gestões junto às várias esferas de governo para melhoria do sistema assistencial público.

Comissões
Integram a comissão organizadora local, os conselheiros Donizetti Giamberardino Filho, Adonis Nars, José Clemente Linhares, Maurício Marcondes Ribas e Luiz Ernesto Pujol, este presidente do CRM-PR, os representantes da Associação Médica do Paraná e Gilberto Pascolat, João Carlos Baracho, José Fernando Macedo e Jurandir Marcondes Ribas.

A comissão organizadora nacional do Fórum é formada por Abdon Murad, Alceu José P. Pimentel, Andréa de Cássia Árabe Martins de Oliveira, Carlos Idelmar de Campos Barbosa, Cláudio Balduíno Souto Franzen, Desiré Callegari, Donizetti Dimer Giamberardino, Heitor Soares de Souza, Hermann V. von Tiesenhausen, João Ladislau Rosa, José Fernando M. Vinagre, José Mauro Pinto de Castro Filho, Leonardo Sérvio Luz, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, Otavio Marambaia, Sidnei Ferreira, Tarcísio Campos Saraiva e Wirlande Santos da Luz.

Na sequência, Cuiabá e Salvador vão receber as etapas das regiões Nordeste/Centro-Oeste e Nordeste, precedendo o Fórum Nacional, previsto para os dias 3 e 4 de outubro, em Brasília.

Programação e inscrição (http://www.crmpr.org.br/I+Forum+da+Comissao+ProSUS+CFMAMB++SulSudeste+18+46927.shtml).