Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CREMEPE PARTICIPA DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃ PERNAMBUCANA À ANA CALLOU

essaO presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux, e a conselheira Jane Lemos participaram, nesta quarta-feira (03/08), da solenidade de entrega do título honorífico de cidadã pernambucana à Ana Cláudia Callou Matos, na plenária Joaquim Nabuco da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Boa Vista. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Waldemar Borges (PSB) por toda contribuição de Callou ao Estado na área da saúde e luta incansável por um Sistema Único de Saúde (SUS) digno à toda população.

A cerimônia foi coordenada pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) que destacou a importância e competência de Callou. “Os desafios no campo da saúde são muitos, mas os percalços não desanimam essa cearense. Ela conhece as dificuldades do setor, mas nunca esmorece na esperança de tempos melhores para garantir à população assistência de qualidade”, destacou Magalhães.

Na sequência o deputado Waldemar Borges contou a história da vida da sanitarista e o significado do título para o Estado. “Ana Cláudia é uma pessoa de fortes convicções e tem feito da sua vida um testemunho de solidariedade e comprometimento com a justiça social”, disse.

Perfil – A homenageada é graduada em serviço social, especialista em gestão de pessoas e mestre em gestão pública para o desenvolvimento do Nordeste. Atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde. Natural do do Crato, no Ceará, se mudou para o Recife há 30 anos para “estudar, batalhar e ser feliz”, assim definiu em seu discurso. Com mais de duas décadas dedicada ao serviço público na militância por um sistema universal, procurou desempenhar minhas funções a altura da gratidão e generosidade do povo pernambucano.

Em seu discurso, agradeceu a todos os colegas da secretaria de Saúde, amigos e familiares pela homenagem. “Eu venho lá dos sertões onde a saudade se perdeu, naquela estrada empoeirada que doeu com o conforto e resistindo, assim sou eu”, e resistiu forte. Mas foi em terras pernambucanas que “misturou o alfenim com bolo de rolo, o pequi com o arrumadinho, o abestado com o danousse, o xote com o paço do frevo. Pernambuco já cantado em versos e prosas, hoje sou sua mais nova filha com muita honra e alegria. Ser pernambucana de direito faz de mim mais nordestina ainda, mais cidadã, mais brasileira, mais viva em representar dois estados que amo e respeito.”, concluiu emocionada.

Também participaram do evento os secretários de Saúde do Estado e município, Iran Costa e Jaílson Correia, a presidente da Cosems, Gessyanne Paulino, representantes do conselho estadual de saúde e de movimentos sociais, além de muitos colegas da secretaria de Saúde de Pernambuco.

Com a entrega do título, a solenidade recebeu a apresentação musical do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, e da cantora Kelly Rosa que interpretou à capela a canção “Disparada” de Geraldo Vandré.