Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Homenagem marca despedida de Antônio Lopes do HR

lopes

fotos: Miva Filho/SES-PE

Com 46 anos de atuação no Hospital da Restauração (HR), maior unidade de emergência do Norte/Nordeste, o médico cirurgião Antônio Lopes fez, nesta quarta-feira (31/08), sua despedida da unidade. Para marcar o momento, a direção do HR promoveu uma solenidade em homenagem ao profissional, realizada no auditório do Hospital, localizado no térreo.

Formado em Medicina, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no ano de 1972, Antônio Lopes ingressou na Restauração como doutorando. Desde então, exerceu diversos cargos na unidade, incluindo o de diretor. Também foi preceptor do Programa de Residência em Cirurgia Geral da unidade, onde se tornou tornando referência para os jovens profissionais que passaram pelo serviço. “Fui residente dele nos anos de 2000 e 2001 e hoje trabalho em um grande centro de saúde em São Paulo. Em muitas referências do ramo da saúde não vejo a sabedoria que vejo em Dr. Antônio”, comenta o médico Alberto Azoubel, que reside em São Paulo e veio ao Estado para prestigiar a homenagem.

Como não poderia deixar de ser, muitos pacientes também passaram por essa história. Entre eles, José Evandro Freire, que tem 42 anos e conheceu Antônio em fevereiro, quando passou por um procedimento cirúrgico na Restauração. “Passei três meses internado no Hospital e pude conhecer melhor o doutor que esteve comigo todo esse tempo, acho essa homenagem muito bonita e justa”, afirmou.

Na solenidade, o homenageado fez um discurso otimista e saudoso, contou muitas histórias de diversos momentos da sua vida e celebrou sua carreira e o Hospital da Restauração. “Despeço-me com saudade, mas preciso sair para dar espaço para os outros. No entanto, saio prestando continência a essa instituição”, falou. Ainda durante a ocasião, o diretor do HR, Miguel Arcanjo, anunciou a colocação de uma placa em homenagem ao profissional na Unidade de Trauma do Hospital.

Mesmo impossibilitada de participar do evento, a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota, deixou registrada a importância de Antônio Lopes para a cirurgia geral e a medicina pernambucana. “Não cheguei a ser sua residente, mas ele sempre foi um nome de respeito na área. Foi responsável pela formação de inúmeros profissionais de cirurgia geral que, hoje, atuam em todo o País. A saúde de Pernambuco só tem a agradecer a todo esforço e dedicação que ele dedicou aos pacientes do SUS nesses 46 anos de profissão”, finalizou.
Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde