Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza segunda reunião sobre o Ulysses Pernambucano

ulyssesO Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizou na manhã da terça-feira (20/09) a segunda reunião do grupo de trabalho formado para acompanhar as reformas do Hospital Ulysses Pernambucano, na Tamarineira. A reunião ocorreu na sede do Cremepe e contou com a presença dos conselheiros Sílvio Rodrigues e José Francisco Albuquerque.

Também participaram da reunião o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), a Secretaria de Saúde do Estado (SES), gerência de Assistência à Saúde Mental da SES , o corpo clínico do hospital – profissionais da emergência e diária – residentes e a engenharia também da secretaria.

Neste segundo encontro a pauta foi identificar os avanços das irregularidades apontadas no último relatório de fiscalização do Cremepe. O primeiro ponto discutido foi a estrutura física da unidade, a secretaria informou que em outubro irá iniciar a reforma emergencial do telhado e no começo de 2017 fará a reforma geral da cobertura, esta última já está em fase de licitação.

Ainda sobre a questão estrutural, foi feita a capinação, retirada de lixo e poda de árvores dos arredores do hospital, porém ainda existem pendências relacionadas à manutenção. Já foram firmados convênios com a secretaria de ressocialização e com Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para poda ecológica das árvores e cultivo orgânico.

Sobre os recursos humanos, a SES informou que foram empossados dois clínicos e sete psiquiatras. Também foi regularizado o quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem, inclusive com um incremento no teto dos plantões extras.

Farmácia

O setor foi redimensionado. Foi adequado o número de farmacêuticos, ampliação do turno e não há mais falta de medicações. Os exames complementares também foram regularizados.

Por fim, ficou acordada a criação da câmara temática de saúde mental pra aprofundar as discussões a respeito da atenção básica até a terciária na área da saúde mental. A câmara funcionará independente do grupo de trabalho do Ulysses por entender que vários problemas relacionados à emergência têm relação com fluxo em todas as esferas do atendimento no estado.

Também foram feitas propostas para a criação de um protocolo único de atendimento na rede, parcerias com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A próxima reunião será no dia 25 de outubro.