Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe promove encontro no dia mundial dos cuidados paliativos

dia-mundial-dos-cuidados-paliativosPara comemorar o Dia Mundial dos Cuidados paliativos a Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Cremepe promoverá no próximo dia 08/10 um encontro com o tema da campanha nacional de cuidados paliativos: “Vivento e morrendo com dor: isto não precisa acontecer”. O encontro será realizado das 8h30 ás 13h na sede do Conselho, rua Conselheiro Portela, nº 203, Espinheiro. O encontro é destinado aos profissionais da área da saúde e estudantes. As inscrições devem ser realizadas através do email camaratecnica@cremepe.org.br e as vagas são limitadas.

O encontro foi programado com base na experiência de Cicely Saunders que fundou o St. Christopher’s Hospice, ou moderno movimento Hospice, o primeiro serviço a oferecer cuidado integral ao paciente no final da vida com o controle de sintomas, alívio da dor e do sofrimento psicológico. O movimento é referência para os serviços de cuidados paliativos de todo o país. Por isso, o Dia Mundial de cuidados paliativos traz os ensinamentos de Cicely quando busca entender não somente a dor física, mas a dor psicológica, social e espiritual.

“Neste dia vamos abordar os vários aspectos da dor e do sofrimento no final da vida seguindo a doutrina de Cicely que propôs o conceito de dor total”, explicou a conselheira e paliativista Zilda Cavalcanti. Em cada palestra será abordada uma dor: a física com Dra. Teresa Neumann, a dor espiritual com a palestra de Alberto Gorayebe, a dor social com a explanação de Dra. Helena Carneiro Leão sobre bioética e a dor psíquica com a psicóloga Ericka Neves.

PROGRAMAÇÃO:

08/10 – SÁBADO

08h30: Abertura do Evento

09h00: Cuidados Paliativos: Quando a dor é total. Palestrante – Drª. Teresa Neumann Sampaio.

09h40: Quando a vida dói: Atitudes frente à dor Espiritual. Palestrante – Alberto Gorayeb.

10h20: Intervalo.

10h30: A bioética e o sofrimento no final da vida. Palestrante – Consª. Drª. Helena Carneiro Leão.

11h10: Dor psíquica no fim da vida. Palestrante – Psicóloga Erika Neves de Barros.

11h50: Encerramento com uma roda de conversa.