Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Abertas as inscrições para o II Curso de Cuidados Paliativos para médicos

Female doctor visiting a senior patientA definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizada em 2002, apresenta que os “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”. Baseado nesta importância e na crescente procura do mercado, principalmente com o reconhecimento da Associação Médica Brasileira (AMB) como uma área de atuação, o Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos para Médicos chega a sua segunda edição em 2017. As inscrições estão abertas e a realização é da Universidade de Pernambuco (UPE).

Ao todo, o curso contará com 10 módulos mensais, totalizando 250 horas – que serão divididas em aulas presenciais, atividades práticas e outras extraclasse, como palestras, fóruns de discussão e seminários. A grade curricular do curso contará com professores renomados da área da saúde, entre eles Cláudia Naylor, médica e ex-diretora da unidade de cuidado paliativo oncológico do Instituto Nacional de Câncer (INCA); além de Ana Claudia Quintana Abrantes, geriatra e paliativista pela Associação Médica Brasileira (AMB) e sócia fundadora da Casa do Cuidar e Ensino em Cuidado Paliativo, de São Paulo.

O curso realizado pela UPE tem a coordenação das médicas Paula Magalhães, Alexsandra S. Campos e Michelle Fontenele. As matrículas para as últimas vagas estão abertas até o fim de fevereiro e o início das aulas está programado para o dia 17 de março. As atividades serão realizadas durante sextas-feiras (17h às 22h) e sábados (8h às 18h), na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças no Campus da Universidade de Pernambuco (Hospital Oswaldo Cruz).

A especialização pode ser paga em 10 parcelas de R$ 800. O médico associado ao Simepe tem 5% de desconto no valor. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3183-3609 ou pelo email paliativo.upe@gmail.com. A expectativa da organização do curso é formar 30 profissionais nesta área.