Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Código de Ética dos Estudantes de Medicina será apresentado em agosto

cemestudantes_emailinscricoesEstão abertas as inscrições para que médicos, professores e alunos dos cursos de medicina do País participem do Fórum do Código de Ética dos Estudantes de Medicina (CEEM), que acontecerá em Brasília (DF) no dia 1º de agosto. No evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), será apresentado o Código de Ética do Estudante de Medicina, elaborado após análise de centenas de propostas recebidas desde o fim do ano passado por meio do hotsite www.ceem.cfm.org.br.

“A elaboração deste documento traz, de forma didática e clara, um conjunto de princípios organizados em diferentes eixos. Se observadas, essas orientações terão reflexos positivos no ambiente acadêmico e também na vida de todos, nas esferas pessoal e profissional”, explica Carlos Vital, presidente do CFM e coordenador da Comissão Nacional para Elaboração do CEEM. Segundo ele, a expectativa é de que o documento contribua para a consolidação de valores fundamentais durante a formação acadêmica dos futuros médicos no Brasil.

Ao todo, foram analisadas 272 propostas referentes aos cinco eixos temáticos do CEEM: a relação do estudante com a instituição; relações interpessoais do estudante; responsabilidade do estudante com seus estudos/formação; relação do estudante com a sociedade; e relação multiprofissional. Durante mais de um ano, foram necessárias cerca de 15 reuniões da Comissão Nacional para consolidar o documento que será apresentado em agosto.

PROGRAMAÇÃO – Além da apresentação do CEEM e seus eixos, a programação do Fórum prevê também a simulação de aplicação do Código para casos reais. Três importantes palestras também serão ministradas ao longo do dia; sobre ética para os futuros médicos; ensino médico e a importância do Código de Ética dos Estudantes; e aspectos preventivos para a boa prática da medicina.

Além de representantes do CFM, participaram do processo de análise das propostas docentes e discentes da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed-BR), da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) e da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem Nacional).

CÓDIGO NACIONAL – Códigos de ética para estudantes de medicina são realidade em alguns países, como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, algumas instituições de ensino e Conselhos Regionais de Medicina instituíram, por iniciativa própria, normativos internos. No portal do CEEM, alguns desses documentos – que serviram de inspiração para a definição de propostas encaminhadas – estão à disposição dos interessados.

No processo de construção deste marco para o sistema de ensino médico brasileiro, segundo avaliação o coordenador-adjunto da Comissão Nacional, Leonardo Luz, o CFM e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) atuaram como intermediadores e facilitadores do processo, com a preocupação de estimular a reflexão e o diálogo. “A participação ampla e colaborativa nos ajudou a formular preceitos morais e éticos necessário à boa formação dos novos profissionais”.

 

Serviço:

Fórum do Código de Ética dos Estudantes de Medicina

Data: 1º de agosto de 2017

Local: SGAS 915, Lote 72 – Sede do Conselho Federal de Medicina – Brasília (DF)

 

Inscrições: Clique aqui