IMG_5896-1140x641 (1)Entendimento e acordo  por 60 dias. Este foi resultado da reunião entre representantes das entidades médicas de Pernambuco (Simepe, Cremepe), médicos neonatologistas da Maternidade Bandeira Filho e gestores da Saúde do Recife, ocorrida na noite desta terça-feira,03/09, na plenária do Cremepe, bairro do Espinheiro. A pauta de discussão foi a recomposição da escala de plantão da maternidade e posicionamento em relação à nomeação de médicos para preencher as vagas existentes.

As entidades médicas e profissionais reivindicaram à gestão municipal respostas, uma vez que há três meses não havia cobertura da escala de plantão, acarretando sobrecarga e jornadas extenuantes de trabalho, além de problemas na assistência da população.

Depois conversações e sugestões, houve um consenso com a proposta apresentada pelo Simepe, com apoio solidário dos profissionais e reiterada pela gestão municipal. A gestão da saúde da Prefeitura do Recife reconheceu a necessidade urgente do problema e num prazo de 60 dias, se comprometeu em garantir o mínimo dois plantonistas por turno, bem como a nomeação de quatro médicos neonatologistas, visando recompor a escala de plantão e evitar sobrecarga para outros serviços e transtornos para médicos e usuários. Posteriormente a esse prazo de 60 dias, conforme o entendimento,  subirá para o número de três profissionais por turno.

Na  opinião do presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, toda decisão colegiada tende muito a acertar e explicou porque” Tivemos  uma reunião pela qual eu gostaria de parabenizar as entidades médicas, ao Conselho, ao corpo clínico de  neonatologia da Maternidade Bandeira Filho, que compareceu em massa, e também à Prefeitura do Recife,  representada pela secretária executiva de Atenção à Saúde, Eliane Germano, que reconheceu a necessidade urgente do preenchimento das vacâncias. Ela se comprometeu a garantir o número de dois plantonistas por turno e, numa proposta colaborativa amplamente aceita, em que todos se empenharão para recompor o número mínimo da equipe”, assinalou.

Para o presidente do Conselho, André Dubeux, quando a classe médica está unida todos vão ganhar. “Entendemos a dificuldade que a gestão tem na nomeação dos novos colegas para completar a escala, mas a proposta do Simepe, com a anuência do Conselho foi muito boa dando um prazo para a gestão completar a escala e a equipe, em um gesto de solidariedade e zelo profissional, vai completar a escala com dois colegas até que a gestão cumpra o que foi acordado, assim todos ganham e a população também”, concluiu Dubeux.