No mês em que se reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a entidade quer tornar a campanha ainda mais conhecida pela população e para isso faz um alerta especial para àqueles que se expõem constantemente aos raios solares em sua rotina profissional ou no dia a dia
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.
Sob o slogan “Se exponha mas não se queime”, pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.
“Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antonio Sanches.
A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.
Entre as iniciativas previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet (Facebook, Instagram e site), com concentração durante o mês de dezembro, que alertam sobre a incidência do câncer da pele e dão dicas de proteção. As mensagens serão dadas pelos personagens Dr. e Dra. Pele, e todas as peças virão marcadas com a hashtag #DezembroLaranja e #ControleoSol. O público interessado também poderá divulgar a campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil, postar o texto com fundo laranja no Facebook ou usar o filtro laranja do Stories no Instagram.
Assim como em anos anteriores, personagens e lideranças em suas áreas de atuação participarão do movimento vestindo a cor laranja e monumentos nacionais serão iluminados com a cor símbolo da campanha, frisando o compromisso com as medidas protetoras. O Dezembro Laranja chegará ainda aos estádios de futebol e ao carnaval carioca, representado pela tradicional bateria da Escola de Samba Portela que, pelo segundo ano, vestirá camisetas na cor laranja em seus ensaios e na sua tradicional Feijoada, a ser realizada no primeiro fim de semana de dezembro.
Ações no RioZoo, AquaRio e Paineiras também estão previstas para ocorrer em dezembro, além da presença do Papai Noel Laranja que vai distribuir folhetos, desenhos temáticos para colorir e gibis da Turma da Mônica para as crianças. Um filme de animação sobre a fotoproteção será exibido durante o mês em diferentes cinemas, expandindo a campanha pelo país.
A campanha deste ano é coordenada pelo dermatologista Joaquim Mesquita Filho (RJ). O médico ressalta a mobilização Dezembro Laranja e destaca que o objetivo é promover o esclarecimento de uma doença que demanda uma maior atenção, já que o número de casos tem aumentado nos últimos anos.
“Nós temos como missão orientar a população na identificação dos sinais de câncer da pele e prováveis lesões tumorais que já existam. Orientar que pode ser feita uma proteção saudável contra a radiação ultravioleta, com o uso de roupas adequadas, de filtro solar, e da procura por lugares com sombras, como embaixo de barracas ou árvores. Esses são alguns cuidados que todos podem tomar contra o câncer da pele”.
O lançamento oficial do Dezembro Laranja ocorrerá no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro.
2 de dezembro: Mutirão Nacional de Atendimento, Prevenção e Combate ao Câncer da Pele
A primeira ação do Dezembro Laranja ocorrerá no dia 2 de dezembro, sábado (das 9h às 15h), quando cerca de três mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. O Exame Preventivo Gratuito será realizado, gratuitamente, em cerca de 130 postos de atendimento em todo o Brasil. Essa é a 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo Sergio Palma, vice-presidente da SBD, “é um dia de voluntariado no qual queremos reforçar a importância da proteção diária para prevenção, além de alertar que a identificação precoce do câncer da pele aumenta as chances de cura e evita danos ou mutilações mais profundas”.
Desde sua implementação, em 1999, a campanha da SBD já prestou 566.873 atendimentos em diferentes regiões do país.
ATENÇÃO: Em Pernambuco, o mutirão de atendimento da campanha será realizado na quarta-feira, 6 de dezembro, das 9h às 15h.