Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Sopepe celebra o Dia do Pediatra com evento no Museu do Estado

Unir ciência e cultura será o foco do próximo Encontro com Especialista, organizado pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). A conversa acontece no dia 21 de julho (sábado), no Museu do Estado de Pernambuco, como parte das comemorações em torno do Dia do Pediatra, festejado em 27 de julho. A ação é mais um evento do calendário anual da entidade que busca sensibilizar a classe médica sobre o papel do lazer e da cultura no dia a dia.

“A escolha do espaço foi baseada no empenho constante da Sopepe em realizar atividades científicas em locais de relevância para a valorização da nossa cultura”, destaca o presidente da Sopepe, Eduardo Fonseca.

A programação começará às 8h, com um café da manhã servido na parte externa do museu. Em seguida, os especialistas assistirão a uma palestra com a gastropediatra Kátia Brandt, vice-presidente da Sopepe. Ela falará sobre a implantação da microbiota, termo que se refere ao conjunto de micro-organismos que habitam o intestino.

“Os seres humanos precisam destes micro-organismos, pois eles desempenham várias funções importantes para nossa saúde, mas não nascemos com eles. Somos colonizados nos primeiros anos de vida. Pretendo destacar os principais fatores que interferem nesta colonização, fazendo a composição da microbiota mais ou menos benéfica”, explica a médica, reforçando a importância dos tópicos para a prática pediátrica.

Na sequência, será a vez da nutricionista Lenycia Neri abordar os probióticos, simbióticos e fitoesteróis sob a ótica da indústria farmoquímica. Os probióticos, detalha Kátia Brandt, são suplementos farmacêuticos, compostos por bactérias vivas, com potenciais efeitos benéficos para os seres humanos.

“Já os simbióticos são suplementos constituídos por probióticos associados a prebióticos. Os prebióticos são substratos utilizados pelas bactérias benéficas em seu metabolismo, ou seja, são fonte alimentar para estas bactérias”. Por último, há os fitoesteróis, grupo de esteróis naturalmente presentes nas plantas e que podem ser usados como auxílio no controle do colesterol.

Após o término das palestras, os participantes do evento serão conduzidos para uma visita guiada ao rico acervo do Museu do Estado. “Uma das preocupações atuais da Sopepe é justamente essa sensibilização para a cultura. A ideia é retirar um pouco os pediatras do consultório, promovendo momentos de lazer com foco na cultura pernambucana”, ressalta a primeira secretária da Sopepe, Ana Christina Galvão.

CAMPANHA

Ainda durante o Encontro com o Especialista, será discutida a ação conjunta da Sopepe com o Programa Nacional de Imunização (PNI-PE), em apoio à vacinação contra poliomielite e sarampo. Eduardo Jorge Fonseca anunciou que todos os pediatras pernambucanos serão conclamados a serem agentes ativos sobre a importância de manter o calendário de vacinação infantil em dia, e ainda a participarem das ações que marcarão o dia D, em 18 de agosto, quando acontecerá um mutirão de vacinação em todo o País

A inscrição dos associados interessados em participar do Encontro com Especialista será gratuita, através do telefone: 3423.5063 ou pelo e-mail?secretaria@sopepe.com.br.

SERVIÇO:

Encontro com Especialista, dia 21 de julho (sábado), às 8h, no Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças). Inscrições: 3423.5063 e?www.sopepe.com.br.