Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Nova edição da Revista Bioética está disponível no Portal Médico

Já está disponível a terceira edição do volume 26 da Revista Bioética, o periódico científico que é publicado há 26 anos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os 15 artigos que compõem a publicação discutem os principais temas que surgem a partir da reflexão bioética como as relações familiares nos cuidados paliativos e o cuidado respeitoso entre o médico e o paciente.

Também são discutidos temas que dão voz aos mais jovens e conectados, como o conhecimento dos estudantes de medicina no que diz respeito à terminalidade e ao testamento vital e o uso do WhatsApp na relação-médico paciente. Outros dois artigos abordam as diretivas antecipadas de vontade, temas que são cada vez mais discutidos, uma vez que a expectativa de vida da população é crescente.

O editorial da edição traz o tema “Revista Bioética: qualidade & transparência”, onde faz um balanço a respeito dos 26 anos da publicação e ressalta sua importância no âmbito da saúde, sobretudo do que diz respeito à bioética.

Segundo o texto editorial, a Revista Bioética “vem cumprindo nestes 26 anos sua missão institucional de fomentar a discussão multidisciplinar e plural dos temas de bioética e ética médica para estimular a formação acadêmica e o aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde”.

O artigo faz ainda um balanço da Revista ao longo desses 26 anos de publicação. Entre os temas apresentados, com o objetivo de promover uma política de transparência na gestão, estão a missão da publicação, a composição do corpo editorial e perfil dos colaboradores, o processo de aceitação de manuscritos e normas editoriais, além de números a respeito da quantidade de acessos, em diversos países, e quantidade de artigos que foram enviados e submetidos ao corpo editorial para avaliação quanto a publicação.

Para se ter uma ideia da performance da revista Bioética, ela já acumula 1.218.217 visitas em seu site, desde que foi disponibilizada na versão online em 2009. Este ano, no primeiro semestre (entre janeiro e junho), a Revista Bioética recebeu 77.139 acessos.

Indexação em bases de dados – Editada em português, inglês e espanhol, a publicação é indexada nas plataformas Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), DOAJ (Directory of Open Access Journals), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal).

Acesse aqui a nova edição do periódico científico. A publicação é também pode ser acessada por meio de tablets e smartphones, em http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index2/?numero=36&edicao=4444.