Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades médicas participam de transmissão do cargo de secretário de Saúde

Na manhã desta quinta-feira (03.01), representantes das entidades médicas – Cremepe, Simpe e Ampe – participaram da  solenidade de transmissão do cargo de secretário estadual de Saúde. O oncologista Iran Costa, que estava à frente da Secretaria Estadual de Saúde (SES) nos últimos quatro anos, entregou o cargo ao médico cardiologista André Longo. A cerimônia, na sede da SES, no Bongi, foi bastante concorrida e contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE), Orlando Jorge; do presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mario Fernando Lins; do presidente e vice do Simepe, Tadeu Calheiros e Cláudia Beatriz; da presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão, além de  gestores da rede estadual de Saúde e funcionários da SES.

André Longo, 47 anos, é formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) em medicina. Ele é especialista em cardiologia pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e servidor público estadual desde 1997. Foi eleito por duas vezes presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), cargo que exerceu entre 2002 e 2006. Em seguida, foi eleito à presidência do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), cumprindo mandato entre 2008 e 2011. Entre 2012 e 2015, presidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com sede no Rio de Janeiro. Em seguida, em janeiro de 2015, foi convidado pelo Governador Paulo Câmara para assumir a presidência do Instituto de Recursos Humanos (IRH), cargo que vinha exercendo.

“Sou, com muito orgulho, servidor público desta Secretaria Estadual de Saúde desde 1997. Recebo com muita honra e responsabilidade o convite do Governador Paulo Câmara para assumir o cargo. Quero registrar nossa intenção de fazer uma gestão participativa, com respeito e diálogo com as representações dos usuários, da sociedade civil organizada, dos movimentos sindicais e conselhos e de todas as instâncias do importante controle social do SUS. Vamos andar por todo o Estado, do litoral ao sertão, dialogando muito e conversando diretamente com toda a população”, disse André Longo durante o seu discurso.

À frente da SES durante os últimos quatro anos, Iran Costa, que é médico oncologista, teve uma gestão que, mesmo à frente de um cenário de extrema crise, foi marcada por avanços na Saúde Pública. O gestor destacou que a produção da rede estadual de Saúde apresentou um aumento de 20%; houve a maior convocação de profissionais concursados do setor no Estado; a taxa de mortalidade infantil atingiu o menor patamar de toda a história; e ainda houve ampliação de serviços, com a inauguração do Hospital da Mulher do Recife; a reabertura do Hospital São Sebastião em Caruaru; Dom Tomás em Petrolina; e das UPAEs do Arruda, de Ouricuri e do Grande Recife, em Abreu e Lima. Em sua fala, Iran Costa destacou a história de vida do novo secretário. “André Longo é um médico, servidor desta secretaria, foi presidente do Cremepe, Simepe, ANS e IRH. Então é uma pessoa extremamente preparada para ser um brilhante secretário de Saúde”, ressaltou.