Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Semana da Tireoide informa sobre nódulos, outras doenças e formas de tratamento

Para informar à população sobre esta glândula tão importante, que interfere na vida das pessoas desde a fase fetal, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) aproveita a passagem do Dia Internacional da Tireoide (25 de maio) e promove uma semana inteira dedicada aos esclarecimentos sobre os nódulos, outras doenças e como tratar, procurando sempre o endocrinologista.

O tema deste ano é Tireoide e Gestação, com foco em pacientes com doenças na tireoide que pretendem engravidar e devem ser orientadas e acompanhadas, por causa das modificações no organismo nesta fase. Em Pernambuco, nos ambulatórios especializados dos hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Clínicas, Oswaldo Cruz e IMIP, até o dia 24 de maio, os pacientes são recebidos com material informativo sobre exames e tratamentos para várias doenças relacionadas a tireoide, como nódulos, falta e excesso de hormônios, além de cuidados gerais que se deve ter, inclusive antes e durante a gestação. No sábado (25), vai acontecer uma ação, durante todo o dia, aberta ao público, no shopping RioMar Recife, com pesquisa e orientações.

A tireoide é uma glândula que fica na base da parte da frente do pescoço, produzindo os hormônios T3 e T4, importantes em todas as fases da vida, porque participam da formação dos órgãos do feto (principalmente o cérebro), crescimento da pessoa, desenvolvimento, fertilidade e reprodução. Exercem função, também, nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, ciclo menstrual, funcionamento intestinal e no metabolismo. A tireoide libera os hormônios na corrente sanguínea e direciona as atividades das células.

A falta ou o excesso de hormônios caracterizam, respectivamente, o hipotireoidismo, mais comum nas mulheres na pós-menopausa, e o hipertiroidismo. O hipotireoidismo pode ter várias causas, como problemas imunológicos, congênitos ou inflamações na tireoide. Entre os sintomas estão fadiga, ganho de peso, intolerância ao frio, cabelo seco, menstruação irregular, depressão e baixa frequência cardíaca. No hipertiroidismo, há excesso de hormônios que causam calor e transpiração, fraqueza muscular, aceleração dos batimentos cardíacos, fadiga, perda de peso, ansiedade, irritação nos olhos, infertilidade e irregularidade menstrual.

Mais da metade de população pode ter nódulos na Tireoide. Entretanto, nódulos clinicamente relevantes têm mais de um centímetro e acometem até 7% das mulheres e 1% dos homens. Nesses casos, costumam ser palpáveis. Depois de um exame, o médico pode pedir para avaliar a função tiroideana e uma ultrassonografia para definir se o nódulo é benigno ou não. Nem todo módulo precisa ser puncionado. As características vistas no exame de imagem determinam se precisa realizar a PAAF – punção aspirativa com agulha fina da tireoide. Cerca de 90% dos nódulos são benignos.