Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM vai debater a regulamentação das instituições de longa permanência de idosos no III Fórum de Geriatria

Cerca de 100 mil idosos vivem hoje no Brasil em Instituições de Longa Permanência (ILPI), sendo 60 mil em instituições públicas e os demais em locais privados. A regulamentação desses locais será o tema do III Fórum de Geriatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser realizado no dia 9 de agosto, em Brasília, que terá como tema “Instituições de Longa Permanência de Idosos – uma discussão urgente”. “Vamos debater como deve ser a assistência médica nesses locais, que hoje prestam um serviço muito importante para a sociedade”, adianta o coordenador da Câmara Técnica de Geriatria, Aldemir Humberto de Souza.

As inscrições para o Fórum ainda estão abertas e podem ser feitas aqui.

Após a abertura, a geriatra Karla Cristina Giacomin vai dar uma conferência sobre o panorama contemporâneo das ILPI no Brasil. Em seguida, ainda no horário da manhã, uma mesa redonda vai debater a dinâmica de funcionamento das ILPIs. Os palestrantes Carlos André Uehara, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Cristiane Branquinho Lucas, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Paulo José Fortes Villas Boas, membro da Câmara Técnica de Geriatria, vão falar, respectivamente, sobre “Estruturação e Gestão”, “Considerações legais” e “Domínios essenciais da avaliação multidimensional”.

As atividades do horário da tarde começarão com uma conferência de Marco Polo Dias Freitas, membro da Câmara Técnica de Geriatria, cujo tema é “Escolhas Sensatas em ILPI – a contribuição choosing wisely”. Em seguida, o geriatra Rubens de Fraga Junior, fará uma conferência sobre telemedicina e assistência em ILPI. Por fim, Daniel Lima Azevedo, também membro da Câmara Técnica, será o conferencista da palestra “ILPI na literatura – perspectivas, tensões e alternativas”. Entre as conferências haverá tempo para debates.