Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe comunica o falecimento do dr. Nicodemos Teles de Pontes Filho

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Nicodemos Teles de Pontes Filho, ocorrido nesta quinta-feira, 18 de junho de 2020. No início do dia, a coordenação do Coordenação do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou: “Hoje temos a missão muito triste de informar o falecimento do nosso amado Professor Nicodemos Teles de Pontes Filho. Uma perda irreparável. Se o pulmão tivesse permitido, ainda prestaria enormes serviços ao CCM (Centro de Ciências Médicas) e à UFPE, por muitos anos. Muito triste. Perdemos um grande acadêmico. Um grande gestor. Um grande homem. Um grande amigo”, lamentou.

Graduado em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), em 1983, e biomedicina em 1975, pela UFPE, era especialista em Patologia de Ultraestrutura pela Universidade de Keio, Tóquio-Japão (1984), mestre em Patologia e doutor em Nutrição. Também foi diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPE) e professor permanente dos programas de Pós-Graduação em Patologia do CCS/UFPE e de Biologia Aplicada à Saúde, além de pesquisador no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) CCB/UFPE.
Ainda durante sua trajetória acadêmica, foi professor do Departamento de Biologia da UFRPE, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu//MEC) do Bacharelado em Ciências Biológicas da UFRPE (2003-2007). Professor Adjunto IV aposentado do Departamento de Patologia do CCS/UFPE (1976-2003) e titular de Anatomia Patológica do Departamento de Patologia do CCS/UFPE (2007). Esta é uma perda enorme para a medicina de Pernambuco. O Cremepe externa sua solidariedade aos familiares e amigos.