Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza aula de ética de forma remota para novos médicos

Na tarde desta quarta-feira (09/12) o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoveu a aula de ética para os novos médicos. Devido à pandemia de covid-19, o tradicional encontro foi feito de forma on-line, através da plataforma Zoom. Mais de 200 médicos, de diversas instituições de ensino, formados no ano de 2020, acompanharam a aula.

Os conselheiros, Verônica Cisneiros e Francisco Atanásio, deram as boas-vindas aos profissionais e esclareceram dúvidas sobre a atuação médica no Estado, pontuando aquilo que é necessário saber sobre ética e o Conselho Profissional. “É preciso estudar a ética e a moral dentro da legislação e daquilo que o médico responde dentro das suas escolhas, deveres e dos seus atos”, explicou Verônica. Em sua fala, a conselheira definiu e explicou a origem dos conceitos da ética, moral e dos princípios da bioética, bem como as atribuições do Conselho: cartorial, judicante, fiscalizadora, normatizadora e política.

Francisco Atanásio explicou a importância da relação médico-paciente na atuação profissional. “Saúde não é só física, e sim o conjunto do bem-estar físico, mental e social”, pontuou o conselheiro. Durante suas explanações, eles também apresentaram trâmites do Conselho para denúncias, instaurações de sindicâncias, penas públicas, bem como questões tributárias.

O momento final do encontro foi reservado para a discussão de casos clínicos. A aula de ética é de caráter obrigatório para todos os novos médicos em Pernambuco.