Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe completa 63 anos em defesa do ético desempenho da medicina

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) celebra, neste dia 10 de março de 2021, o aniversário de 63 anos de sua fundação. Foi em 1958, na sala da diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, no bairro do Derby, que os médicos Antônio Figueira, primeiro presidente da autarquia; Ruy João Marques; Raymundo Theodorico de Freitas; Antônio Cardoso da Silva e Leduar de Assis Rocha se reuniam para a instituição do Conselho e da diretoria provisória.

Desde sua fundação, o Cremepe exerce funções de normatização, cartoriais, judicantes e fiscalizatórias. Ao longo de sua trajetória, a entidade viveu importantes capítulos da história do Brasil, desde a ditadura militar de 1964 à redemocratização do país, com o movimento das “Diretas Já”, e – mais recentemente – o maior desafio sanitário do Século XXI: a pandemia de Covid-19.

Hoje, passadas mais de seis décadas, o Conselho acumula importantes atribuições na supervisão da ética profissional com o intuito do perfeito desempenho ético da medicina, pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente, além de ocupar um notório papel político e social. Com sedes em Recife; Araripina; Caruaru; Petrolina; Serra Talhada e uma ainda em construção em Garanhuns, o autarquia se aproxima cada vez mais dos médicos e da população em todo o estado, interiorizando sua atuação.

Muitos são os desafios que o Cremepe ainda vai enfrentar, mas a entidade prossegue firme com a missão de auxiliar, junto à sociedade pernambucana, na garantia de políticas de saúde eficientes para a população e em defesa do exercício médico profissional.