Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa de audiência online sobre optometristas de Paulista e ratifica a Lei do Ato Médico

O 1º secretário do Cremepe, André Dubeux, participou na manhã desta quarta-feira (14/04) de uma audiência, online, do Ministério Público de Paulista sobre atuação dos optometristas no município. A demanda surgiu de uma ótica que estava realizando exames, diagnósticos e prescrição de lentes, indo de encontro à Lei do Ato Médico (Lei Nº 12.842).

O representante do Cremepe destacou a importância de debater o tema. “A saúde ocular, não é só a refração, tem cânulas, cânula anterior, posterior, glaucoma, problema de retina, eventos esses que o optometrista não está habilitado a realizar”, disse Dubeux, e reforçou que a Lei 12.482 sancionada em 2013 deixa claro que diagnóstico e tratamento são atividades exclusivas do médico. Ele também destacou que exames realizados pelo optometrista ao invés do oftalmologista podem gerar vários eventos que prejudicam a saúde do paciente.

A audiência foi coordenada pela promotora Elisa Cadore Foletto e teve a participação de representantes das óticas e do Procon. A vigilância sanitária do município não compareceu.