Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza Upinha Dra. Fernanda Wanderley

O 2º secretário do Cremepe, André Dubeux, fiscalizou na manhã desta quinta-feira (08/07) a Upinha 24h Dra. Fernanda Wanderley, na linha do tiro, zona norte do Recife. O perfil da unidade é de Atenção Básica à Saúde com três equipes de saúde da família e com atendimento de emergência 24h. O problema identificado na vistoria é o desvio de função dos médicos da atenção básica para o atendimento das emergências no período diurno. “As demandas de urgência e emergência estão superando as demandas marcadas”, explicam os médicos do serviço.

“Essa aqui é uma Upinha 24h que funciona com três médicos de saúde da família e com plantonista à noite. Um problema que já identificamos na outras Upinhas é o desvio da função dos médicos da atenção básica. Eles ficam no plantão diurno dando suporte tanto a atenção básica quanto as emergências”, sinalizou Dubeux.

Na avaliação do fiscal, a estrutura da unidade é boa, não faltam medicações nem insumos. A unidade conta com sala de acolhimento, sala de vacina, sala para curativos, de nebulização, consultórios, farmácia, sala de esterilização e coleta de exames, além de uma sala de observação com seis leitos equipados com material de reanimação para as emergências. O transporte de pacientes é terceirizado.

Cerca de quatro mil pessoas são assistidas por cada equipe de saúde da família que conta com médico, enfermeiro e agente de saúde comunitário, mas ainda há áreas descobertas. Na unidade também há atendimento odontológico. Já na emergência o quantitativo é de 16 atendimentos por dia e 20 a noite, em média.

Para o diretor do Cremepe é imprescindível que as autoridades sanitárias resolvam a quantidade de médicos no atendimento das emergências. O relatório será encaminhado para providências.