Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Cremepe e SBC-PE promovem live sobre insuficiência cardíaca

“Definição universal da insuficiência cardíaca: o que mudou?” é o tema da próxima live do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – Pernambuco. O encontro será ao vivo e transmitido na próxima quarta-feira (21/07), às 20h, através das redes sociais do Cremepe e da SBC-PE. A aula contará com a apresentação do cardiologista, Carlos Eduardo Montenegro, especialista em insuficiência cardíaca pela Sociedade Europeia de Cardiologia e representante do departamento de insuficiência cardíaca da SBC-PE e moderação do também cardiologista e mestre em medicina interna, Orlando Medeiros.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Alguns dos fatores de risco para a insuficiência cardíaca são: hipertensão, ataque cardíaco, válvulas cardíacas anormais, aumento do coração, histórico familiar de doença cardíaca e diabetes. Os sintomas de insuficiência cardíaca variam desde falta de ar, dificuldade para dormir e confusão até inchaço dos pés e pernas, sensação de cansaço e tosse. De acordo com Carlos Eduardo, alguns dos principais tópicos abordados na live da próxima quarta-feira serão: “novos conceitos em insuficiência cardíaca, a importância da prevenção e novas classificações que mudam a terapia”, pontuou o cardiologista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente as doenças do coração podem levar à morte mais de 17 milhões de pessoas no mundo, isto é, 31% de todas as mortes em nível global. Para prevenir estas doenças é importante que sejam adotados hábitos de vida mais saudáveis como uma alimentação balanceada, controle do estresse e evitar o cigarro, por exemplo. “Na verdade, essa é a primeira tentativa de definição universal da insuficiência cardíaca e tem grande relevância por tentar uniformizar as definições, levando a melhores diagnósticos, uniformização das pesquisas e do tratamento”, explicou Carlos Eduardo.

Serviço:

Live do Cremepe sobre “Definição universal da insuficiência cardíaca: o que mudou?”

Data: 21/07/2021 (quarta-feira)

Horário: 20h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=LMiTnzB4Qxc