Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe vistoria Unidade Mista de Ferreiros

Em continuidade ao mapeamento da situação das unidades de saúde da Zona da Mata Norte de Pernambuco, o 1º secretário do Cremepe, André Dubeux, fiscalizou a Unidade Mista Berenice Gomes Correia, localizada no município de Ferreiros, 111 km do Recife, nesta quinta-feira (16/09). O objetivo da autarquia é fazer uma radiografia da assistência à saúde em todos os municípios de Pernambuco.

A unidade mista não interna pacientes, atende uma média de 30 a 50 doentes por dia com 10 leitos de observação (4 femininos, 4 masculinos e 2 de pediatria). Só tem um consultório médico, a sala de nebulização não está funcionando e também não tem sala de curativos, apenas uma sala de procedimentos ginecológicos, além de não possuir serviço laboratório. De acordo com a gestão a unidade encaminha a maior parte dos pacientes que dão entrada no serviço, contando assim com três ambulâncias.

“É uma unidade extremamente precário que contribui muito pouco para garantir a assistência da população de Ferreiros. Há problemas graves de estrutura que estarão no relatório que vamos encaminhar as autoridades competentes, principalmente a Apevisa”, sinalizou Dubeux.

ESTRUTURA- Não há distinção no fluxo de pacientes suspeitos de COVID-19, todas as pias vão de encontro às normativas da Agência Pernambucana de Vigilância sanitária (Apevisa), bem como o fluxo de esterilização de insumos e lavanderia.

PROCEDIMENTOS – A sala vermelha é totalmente inapropriada com maca fixa, não tem rede de oxigênio, sabão ou papel toalha. Não faltam medicações essenciais. O hospital é uma das poucas unidades mistas do Estado que não realiza partos, nem no período expulsivo. O aparelho de Raio-X nunca foi instalado no serviço.