Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe vistoria o Hospital e Maternidade Virgínia Colaço Dias

A conselheira do Cremepe, Maria do Carmo Godoy, fiscalizou, na manhã desta sexta-feira (17/09), o Hospital e Maternidade Virgínia Colaço Dias, no município de Pombos, agreste pernambucano. A vistoria dá continuidade às ações de análise da rede materno-infantil do estado. Além da gestão da unidade, esteve presente, ainda, a secretária de saúde da cidade, Sandra Simone da Silva Magalhães.

A unidade atende uma média de 200 pacientes diariamente com dois médicos plantonistas no período diurno e um à noite. A escala médica encontra-se completa, com ala específica para isolamento de pacientes com suspeita de COVID-19 e não tem desabastecimento de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “A unidade tem um laboratório que funciona durante o dia e um aparelho de raio-x novo. O que, infelizmente, merece ser salientado negativamente é que a unidade ainda não voltou a fazer internamentos, o que ajudaria bastante a rede de saúde da região como um todo, uma vez que os internamentos de baixa complexidade não precisariam ser transferidos e, portanto, não sobrecarregariam outros hospitais”, pontuou a conselheira.

Na vistoria foi constatada, ainda, a ausência de equipe específica de assistência ao parto (obstetra, anestesiologista, neonatologista e pediatra), o que infringe a Resolução CFM nº 2056/2013, que torna obrigatória a presença destes especialistas nas unidades onde se façam partos normais de risco ou cirúrgicos e à Resolução Cremepe nº 03/2015, que determina a obrigatoriedade da presença do pediatra ou neonatologista em todas as unidades de saúde credenciadas para assistência ao parto.