Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa de Audiência Pública sobre a importância dos Cuidados Paliativos

Na tarde desta quarta-feira (06/10), o presidente e a secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos e Zilda Cavalcanti, participaram de audiência pública sobre a importância dos cuidados paliativos, promovida pela Câmara do Recife e comandada pelo vereador e médico, Tadeu Calheiros. Também participaram do evento o Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seccional de Pernambuco (SBGGPE), Sérgio Durão, a fisioterapeuta e coordenadora de comunicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Nahami Lucena e, representando a Secretaria de Saúde do Recife, Simone Luna, Coordenadora do Serviço de Atenção Médica.

Durante a sua fala, Zilda Cavalcanti, que atua na área da medicina paliativa, declarou seus sentimentos em relação aos cuidados paliativos. “É uma paixão e um propósito de vida. Acho que as pessoas ainda não entendem bem do que se trata e podem pensar que viemos falar de morte. Não, nós viemos falar de vida”, afirmou a secretária-geral da autarquia.

“Aquela satisfação de poder dar o conforto já naquele momento de desesperança, tanto para o paciente quanto para seus familiares, isso não tem preço”, descreveu o presidente do Cremepe, Maurício Matos, quando falou sobre o trabalho dos médicos paliativistas, destacando, ainda, que esta deveria ser uma especialidade presente em todos os hospitais. Em sua fala o presidente colocou o Cremepe à disposição do trabalho constante de incentivo e sensibilização dos gestores municipais e estaduais na ampliação aos cuidados paliativos em Pernambuco.

PIONEIRISMO – Destaca-se ainda que o Cremepe foi o primeiro conselho de medicina do País a criar uma câmara temática de cuidados paliativos, que é integrada pelos Cuidados Paliativos do IMIP, Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), Hospital do Câncer (HCP) entre outros serviços.

Edição: Joelli Azevedo