Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Cremepe vistoria Hospital Geral da Mirueira, em Paulista

Na manhã desta quarta-feira (06/10), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vistoriou o Hospital Geral da Mirueira – também chamado Sanatório Padre Antônio Manuel – no município de Paulista. A unidade ocupa uma área de 11,2 hectares e é referência estadual no atendimento aos pacientes de hanseníase e vítimas de alcoolismo. A fiscalização avaliou as condições de segurança, estrutura física e constatou a falta de medicamentos, insumos e de recursos humanos especializados no atendimento aos pacientes de hanseníase e vítimas de alcoolismo.

O Hospital conta com 137 leitos e três médicos plantonistas no turno diurno e três noturnos. A unidade possui ambulatório aberto à comunidade, atendendo nas especialidades de clínica médica, dermatologia, cardiologia e cirurgia vascular e possui um núcleo de reabilitação psicossocial. No momento da vistoria, o hospital encontrava-se com o equipamento de ultrassom quebrado e serviço de imagem de raio-X funcionando. Um dos principais problemas apontados durante a visita do Conselho foi a falta de profissionais especialistas no plantão, como dermatologista e psiquiatra. Foi ainda constatada a falta de medicamentos e insumos, inclusive dentro do carrinho de parada.

Além das irregularidades pontuadas durante a fiscalização, foi também observada a baixa iluminação dentro das enfermarias, o que atrapalha o trabalho dos profissionais e que pode também agravar a questão relativa à insegurança dos funcionários e pacientes dentro da unidade. Segundo relatos do corpo funcional, exemplificando a situação de insegurança vivida no Hospital, durante uma tentativa de assalto, um vigilante foi baleado e passou por cirurgia, no último mês de agosto.