Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e SES discutem o enfrentamento às doenças respiratórias na pediatria

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, e o 3º vice-presidente, Silvio Rodrigues, participaram, na manhã desta quinta-feira (13/01), de reunião sobre o enfrentamento às doenças respiratórias na pediatria com o Secretário de Saúde, André Longo, na sede da pasta, no bairro do Bongi. Na oportunidade, foi discutido o cenário epidemiológico em Pernambuco, a abertura de leitos de retaguarda e de terapia intensiva e a vacinação infantil.

O encontro, contou também com a presença de representantes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), do Hospital Barão de Lucena (HBL) e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Na ocasião, Eduardo Jorge da Fonseca Lima, pediatra e membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), integrante dos comitês de imunização contra o coronavírus no Recife e em Pernambuco e conselheiro do Cremepe, trouxe uma previsão do cenário epidemiológico para as próximas semanas. Segundo o especialista, por não se encontrarem vacinadas, as crianças estariam mais suscetíveis à infecção.

A perspectiva é que aja um aumento nos casos das crianças infectadas pelo novo coronavírus pelas próximas semanas, em especial com a variante Ômicron. Segundo o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o objetivo é: “Montar uma estratégia que possa minimizar o impacto desse aumento nas emergências “. Dentre as medidas elencadas pelo Secretário está a abertura de mais leitos de terapia intensiva e de retaguarda em unidades específicas até a primeira semana de fevereiro.

VACINAÇÃO INFANTIL
A primeira remessa de doses da vacina infantil da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13). No lote estão 1,2 milhão de vacinas que serão destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos estados e municípios, seguindo o critério populacional.