Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do médico Reinaldo de Oliveira

Com imenso pesar, o Cremepe lamenta o falecimento do médico, ator, jornalista, Reinaldo de Oliveira, que faleceu neste sábado (09/04), aos recém completados, 92 anos. A medicina e a dramaturgia sempre atuaram juntas durante toda sua vida e em 2013, ele contou sua história no Programa Memórias da Medicina do Cremepe. Um homem que carregava consigo uma imensidão de vivência, conhecimento, legado e representatividade, despertando uma admiração unânime na sociedade.

O cirurgião Reinaldo da Rosa Borges de Oliveira nasceu no Recife, no dia 28 de abril de 1930. Colou grau em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1953. Depois disso, nunca mais parou de trabalhar como médico, tendo atuado em todos os hospitais públicos do Recife. “Às vezes, me perguntam como consigo conciliar a Medicina com os palcos e eu respondo: quando estou operando, estou pensando no espetáculo da noite e, quando estou no espetáculo, estou pensando na cirurgia do dia seguinte”, comentou Reinaldo, em entrevista ao Cremepe.

Filho do médico e teatrólogo, Valdemar de Oliveira, Reinaldo herdou do genitor o gosto pelas artes, sendo o fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco. Além de cirurgião, foi também escritor, compositor, e como ator, participou de mais de 80 peças teatrais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e integrante da Academia Pernambucana de Letras, da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e da União Brasileira de Escritores, em Pernambuco.

Para marcar seu legado, em 2018, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), publicou sua biografia intitulada: “Reinaldo de Oliveira – Do bisturi ao palco”.

Neste momento de tristeza, o Cremepe expressa condolências aos amigos, familiares e colegas de medicina e palco. E garante que sempre será lembrado como grande médico e dramaturgo.