Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e Central de Transplantes de Pernambuco promovem Fórum sobre morte encefálica: da criança ao idoso

Em alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promove, em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco, no próximo dia 23 de setembro, o “Fórum sobre morte encefálica: da criança ao idoso”, das 19h30 às 21h30, no auditório da sede da autarquia, localizada no bairro do Espinheiro, zona norte do Recife. São, ao todo, 70 vagas voltadas a médicos e enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), SR e emergência, profissionais de CET, OPO e CIHDOTT. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de setembro através do link www.bit.ly/forum-morte-encefalica.

A programação do Fórum irá abordar uma série de temáticas relevantes para a campanha do Setembro Verde. A partir das 9h30, a gestora da Central de Transplantes, Noemy Alencar de Carvalho Gomes, falará sobre o “Panorama da morte encefálica em Pernambuco”. No período da noite, o neurologista, intensivista, Luiz Antônio da Costa Sardinha abordará o “Diagnóstico e validação da morte encefálica”. Logo em seguida, às 20h30, a pediatra Fernanda Paiva Bonow palestrará sobre a “Morte encefálica na infância”. Por fim, às 21h, será iniciado o momento para esclarecimento de dúvidas e discussão sobre o tema.

SETEMBRO VERDE

A campanha Setembro Verde foi instituída em 2014 a partir da Lei 15.463/2014, para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Segundo o levantamento da Associação Brasileira Transplante Órgãos (ABTO), houve uma queda de 26% na doação em 2021, em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.