Na quarta-feira (28/09), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), em conjunto com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), vão realizar uma live sobre Cuidados paliativos e doação de órgãos: mitos e verdades. A live será moderada pela secretária geral do Cremepe, Zilda Cavalcanti, e terá a participação da coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes, e do médico graduado em dor pelo Hospital Albert Einstein e em cuidados paliativos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), e membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Rodolfo Moraes. A transmissão será através das redes socias do Cremepe.
De acordo com a CT-PE, no primeiro semestre deste ano, Pernambuco realizou 654 transplantes de órgãos e tecidos, o crescimento é de 6,2% em relação ao mesmo semestre de 2021. Apesar do crescimento no estado, atualmente, 2.587 pacientes ainda aguardam por um órgão ou tecido. A maior fila é por rim (1.453), seguida de córnea (916), fígado (153), medula óssea (26), rim/pâncreas (24) e coração (15). No ano de 2021, no mesmo período, a fila de espera era de 2.269 pessoas.
Setembro Verde é conhecido como o mês de estímulo a doação de órgãos que foi instituído em 2014 a partir da Lei 15.463/2014, para conscientizar a população sobre a importância da transplantação. Para mais informações, acompanhe as redes socias do Cremepe.