Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Diretores do Cremepe participam de reunião virtual do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Maurício Matos, juntamente aos diretores da autarquia, Silvio Rodrigues e André Dubeux, participaram, na manhã desta quarta-feira (14/09) de uma reunião virtual, proposta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que teve como pauta central a situação do Hospital Dom Malan, localizado no município de Petrolina, no sertão Pernambucano.

O encontro on-line contou, ainda, com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (CAOP-SAÚDE), Édipo Soares; da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, de representantes da gestão da VIII GERES da SES e da diretoria do Hospital, além do presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano.

“É muito importante que tenhamos conseguido reunir em uma mesma mesa tantos representantes que estejam preocupados com a assistência prestada à população que conta com o sistema de saúde pública de Petrolina. Desde o início da nossa gestão viemos realizando um mapeamento das unidades de saúde do estado através da fiscalização, e a situação não é fácil. Precisamos aproveitar esta oportunidade para buscar soluções.”, afirmou o presidente do Cremepe, Maurício Matos.

A superlotação, escalas médicas, assistência materno-infantil e a situação do quadro de anestesistas que atendem no Hospital Dom Malan, foram alguns pontos de atenção discutidos no encontro. Dados de março deste ano, fornecidos pela gestão da unidade, mostraram que em um mês, de 546 partos realizados, 55% foram de alto risco e 38% foram de pacientes que não residem em Petrolina e sim em outros municípios.

Foi deliberado o agendamento de uma reunião entre o Cremepe, Simepe e SES sobre as escalas de anestesistas do Hospital. Segundo a Secretaria, será estudada a viabilização da criação de maternidade de referência para a região, com o objetivo de reduzir a sobrecarga no Hospital Dom Malan. As escalas de plantão do Hospital também serão pauta de reunião entre o Conselho e o Sindicato.