Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe, SBC e Sotipe promovem atualização para médicos de Serra Talhada

O auditório do Hotel Império da Serra estava lotado na noite da segunda-feira (19/09), do município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. Tratava-se da aula de atualização em emergência promovida pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), em parceria com as Sociedade de Cardiologia (SBC) e Terapia Intensiva (SOTIPE), para os profissionais da região. Na oportunidade, a autarquia levou os especialistas Carlos Japhet, cardiologista, que também é diretor do Hospital Pelópidas Silveira, e Everton Abreu, conselheiro e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alfa, principal referência para os casos de COVID-19 do Estado.

O 2º vice-presidente do Cremepe, Pedro Passos, que é responsável pelas ações de interiorização da entidade fez a abertura do evento e falou da importância deste tipo de ação. “São duas palestras importantíssimas em Serra Talhada, na qual vislumbramos a presença de quase 50 pessoas. A importância das duas palestras é esclarecer e vislumbrar aos colegas o risco que se corre quando não é bem atendido um paciente com as duas patologias, tanto a doença coronariana aguda quanto a sepse, são duas doenças que precisam ser diagnosticadas na sua fase inicial para que o tratamento tenha o maior sucesso possível”, destacou o conselheiro.

A parceria das sociedades de especialidades com o Conselho vem desde o ano passado e este programa foi montado para levar atualização científica além da capital. A primeira atualização foi realizada em Garanhuns, no Agreste, e o objetivo é levar aos outros municípios. Inicialmente foram escolhidos temas médicos mais recorrentes nas grandes emergências, onde o profissional da ponta pode manejar o paciente no próprio município antes de encaminhar para a capital.

Para um dos palestrantes, aulas assim são fundamentais para o profissional que está no interior. “Muito importante tanto trazer informações cientificas, trocas de experiências com os amigos do sertão, com os cardiologistas, médicos da atenção básica, estudantes de medicina. Então essa troca de informações, atualização científica é fundamental para o nosso corpo de médicos do nosso estado de Pernambuco”, disse Japhet. Ele parabenizou o Conselho e se colocou à disposição, enquanto Sociedade Brasileira de Cardiologia para levar a aula a todas as cidades de Pernambuco.