Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Pernambucano dirige a OPAS

O médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Jr., recifense, será o novo diretor da Organização
Pan-Americana da Saúde (Opas). Ele foi eleito, nessa quarta-feira (28), pelos Estados Membros da Opas durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana.

“Eu estou muito orgulhoso. Para qualquer trabalhador de saúde pública desta região, ocupar o cargo de diretor de uma organização que tem 120 anos e que tem tanto respeito dos países é uma grande honra”, disse Jarbas Barbosa da Silva, que vai dirigir a Opas no período de 2023 a 2028.

Jarbas Barbosa é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Realizou os cursos de mestrado em Ciências Médicas (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004).

O mandato de 5 anos de Jarbas Barbosa terá início em 1º de fevereiro de 2023. Ele sucederá Carissa F. Etienne, da Dominica, que preside a Opas desde 2012.

Natural do Brasil, Jarbas Barbosa é atualmente diretor-assistente da Opas e tem liderado os esforços da organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.

Jarbas Barbosa foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no Estado de Pernambuco; secretário Estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), em Brasília.

Iniciou sua carreira na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.

Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos.

Antes de se tornar diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.

A Opas é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A eleição de Jarbas Barbosa da Silva Jr. será informada ao Conselho Executivo da OMS para nomeação como diretor regional da OMS.

No Twitter, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, parabenizou Jarbas pela “eleição para servir como próximo diretor regional da Opas/OMS. Estou ansioso para trabalhar com você. O sucesso desta organização depende de uma estreita cooperação, coordenação e confiança. Juntos, por Américas mais saudáveis, seguras e justas!”, escreveu Tedros.

Este ano, a Opas celebra seu 120º aniversário, trabalhando há mais de um século em prol da saúde e da qualidade de vida dos povos das Américas.

FELICITAÇÕES
O secretário Estadual de Saúde, André Longo, parabenizou o novo diretor-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o pernambucano Jarbas Barbosa.

“Fico muito feliz com a eleição de JARBAS BARBOSA para diretor geral da Opas. A vasta experiência e a gama de serviços prestados à saúde pública mundial pelo médico sanitarista pernambucano o fará ter muito êxito na
missão de coordenar este importante órgão, que é o braço da Organização Mundial de Saúde para as Américas”, destaca Longo.

O secretário de Saúde de Pernambuco também ressalta a intensa parceria entre a Opas e o governo do Estado ao longo dos últimos anos.

“Logo no início desta gestão, por determinação do governador Paulo Câmara, celebramos com a Organização Pan-Americana de Saúde um importante termo de colaboração para avançarmos nas ações materno-infantil e também de prevenção do câncer de colo de útero”, frisa Longo.

O secretário ainda destacou que, ao longo da pandemia de covid-19, Pernambuco contou com o inestimável apoio da Opas para nos auxiliar nas estratégias de enfrentamento ao coronavírus.

“Através de ações conjuntas, lançamos o Vacina Mais Pernambuco, programa que realizou um importante rastreio vacinal nas cidades que tinham as menores coberturas vacinais do Estado. Sem dúvida, a eleição de JARBAS BARBOSA fortalece ainda mais essa relação de cooperação e apoio que o Governo de Pernambuco tem com a Organização Pan-Americana de Saúde.”

“Foi com grande satisfação que o IAM (Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco) recebeu a notícia da vitória do médico sanitarista Jarbas Barbosa, pernambucano, para o cargo de diretor geral da OPAS-PAHO. Jarbas é bem conhecido dos pernambucanos pela sua trajetória de dedicação à luta pela saúde de nossa população”, diz o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel dos Santos Neto.

Em sua mensagem, Pedro Miguel destaca os esforços de Jarbas Barbosa na Secretaria de Saúde de Olinda, em Pernambuco, no Ministério da Saúde e na Anvisa. “Jarbas empreendeu todos os esforços para essa causa e propósito de vida. Hoje Pernambuco empresta um de seus filhos para cuidar da saúde das Américas! Sei o quanto deve estar feliz, mas também muito concentrado no que fará! Hoje é um dia feliz para a saúde pública mundial!”, acrescenta o diretor da Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel.

“Recebi com muita alegria a notícia da eleição de Jarbas Barbosa para diretor-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)”, disse a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Para ela, Jarbas é um ícone da Saúde Pública. “É um orgulho para Pernambuco e para o Brasil sermos tão bem representados mundialmente, nas questões que envolvem a Saúde das Américas”, acrescenta Luciana.