Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza fiscalização no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizou fiscalizações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e no bloco cirúrgico do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), localizado em Santo Amaro. A vistoria foi realizada em dois dias, nesta segunda-feira (16/01) e quarta-feira (18/01). Na oportunidade foram identificadas irregularidades estruturais e de escala médica, o que pode causar a descontinuidade da assistência aos pacientes oncológicos, a partir de fevereiro. Os setores foram vistoriados pelos conselheiros Silvio Rodrigues e Everton Abreu.

Nas UTIs falta raio-x 24h e os profissionais médicos estão sem receber os salários há três meses (vínculo PJ) e há um mês os celetistas.

No bloco cirúrgico, a situação é mais grave porque o prédio que foi inaugurado em setembro, com 11 salas de procedimentos cirúrgicos, só está funcionando parcialmente porque 5 salas do bloco estão interditadas por conta de questões estruturais, infiltrações, mofos, problemas de climatização e gotejamento nas saídas dos dutos de ar.

Outro problema é o elevador para o transporte de pacientes entre os prédios do hospital, que se encontra interditado, assim a a locomoção de pacientes da UTI para realização de exames, por exemplo, está sendo feita através de uma ambulância.

De acordo com os profissionais da unidade, por conta dos problemas estruturais, estima-se uma queda de cerca de 30% no número de cirurgias mensais, caindo de 700 para 500 procedimentos cirúrgicos, neste mês de janeiro.

Por fim, as informações das fiscalizações constaram no relatório e foram levadas para reunião com a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, nesta quinta-feira (19/01), na sede da pasta.