Foi realizado, durante esse final de semana (03 e 04/06), o curso Construindo uma UTI de Alta Performance, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), que é o primeiro CRM a promover o curso no país, através da Escola Superior de Ética Médica (ESEM). O curso é realizado das 8h às 17h, no auditório do Cremepe, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da autarquia, Maurício Matos; representando a Sotipe, o diretor Everton Abreu; o diretor do Cremepe e idealizador da iniciativa, Silvio Rodrigues e pelo instrutor do curso, José Mário Teles. Dentre alguns dos temas discutidos no curso foram: “Minha UTI é insegura?”; “Criando uma cultura de segurança”; “Gestão de conflitos e comunicação”, além de atividades práticas.
“É com muito prazer que hoje iniciamos o curso Construindo uma UTI de Alta Performance, que hoje é destinado a 40 coordenadores de unidades de terapia intensiva do estado. “, pontuou o presidente do Cremepe. “Estamos muito empolgados e animados com este curso. Esperamos que todos os participantes apliquem esses conhecimentos para melhorar a assistência à nossa população”, destacou Everton Abreu.
“Foi uma excelente iniciativa do Cremepe promover esse curso que capacita ainda mais os coordenadores de UTI nos hospitais públicos e privados de Pernambuco. Parabéns ao Cremepe e a todos os organizadores˜, elogiou o médico intensivista, Alexandre Magno, que participou das aulas deste final de semana.
Ministrado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, o curso é voltado para médicos coordenadores de unidades de terapia intensiva dos principais hospitais do estado. A realização do curso tem o apoio da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (SOTIPE). “Fico muito satisfeito de ver essa iniciativa do Cremepe e acho que todos os outros conselhos deveriam se espelhar nesse exemplo que foi a promoção desse curso de capacitação”, afirmou o instrutor José Mário Teles. “Estou muito satisfeito de estar aqui prestigiando essa iniciativa que eu considerei brilhante de organizar e oferecer esse curso”, disse o instrutor, Ederlon Rezende.