Na manhã desta quarta-feira (01/11), o 3º vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Agostinho Machado, participou do V Colegiado de Maternidades 2023, promovido pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (GEASMIDPE); Gerência de Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente (GEASC/DPE) e pela Diretoria Geral de Atenção Integral à saúde (DGAIS).
O encontro, realizado de forma virtual, teve como principais pautas a discussão dos Protocolos institucionais de assistência obstétrica e a Atenção ao recém-nascido prematuro e/ou de baixo peso. O evento foi voltado aos gestores das maternidades de referência do Estado (diretores gerais, diretores médicos, coordenadores de enfermagem, coordenadores de obstetrícia e da neonatologia/pediatria) e gestores da Secretaria Estadual de Saúde responsáveis pelas maternidades estaduais.
O V Colegiado de Maternidades 2023 foi realizado a partir da necessidade de implantar estratégias para atingir os objetivos sustentáveis de redução da mortalidade materna e infantil e considerando a importância do monitoramento de boas práticas nas maternidades e discussão junto às suas equipes sobre potencialidades e dificuldades, visando qualificação da assistência. Em sua fala, o diretor do Cremepe ressaltou a importância do evento e colocou o Conselho à disposição para a discussão das pautas referentes à assistência materno-infantil.