Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza outorga da Medalha Professor Fernando Figueira 2023

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizou, na noite dessa quarta-feira (24/01), a outorga da Medalha Prof. Fernando Figueira 2023. A comenda é concedida todos os anos a três médicos de destaque do Estado. A medalha, criada em 2004 pelo Cremepe, através da Resolução Nº 06, agraciou, neste ano, os médicos: Antônio Peregrino; Terezinha Tenório e Fernando Amaral.

A mesa solene foi composta pelo presidente do Cremepe, Mário Jorge Lôbo, pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano, pelo presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Bento Bezerra, pelo presidente da Academia Pernambucana de Medicina (APM), Hildo Azevedo e pelo superintendente de ensino e pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, Fernando Figueira.

Em seu discurso, o presidente do Cremepe, Mário Jorge Lôbo, cumprimentou todos os presentes e destacou a importância da comenda para a medicina pernambucana. A honraria concedida pelo Cremepe considera a relevância desses profissionais para a sociedade pelo desempenho ético profissional e reconhece os esforços e a dedicação dos agraciados que exercem a medicina com ética, solidariedade e responsabilidade social, elevando o bom conceito dos médicos e da profissão.

O Conselheiro Filipe Portela fez a homenagem ao Prof. Fernando Figueira, que dá nome à Comenda do Cremepe

Iniciando as homenagens, o conselheiro Filipe Portela foi responsável por trazer a história da comenda e de seu patrono: o Professor Fernando Figueira. “Sinto-me honrado em poder falar do professor Fernando Figueira, não só por fazer parte há 12 anos do IMIP, como também por compartilhar de sua filosofia e valores ao ensinar aos médicos em formação a importância de uma medicina centrada no paciente, levando em consideração o contexto social e econômico ao qual ele está inserido”, disse o conselheiro em seu discurso. “O maior legado que o professor nos deixou foi a prática da boa medicina realizada com compromisso ético, pautado nos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes, assim como pela imensa dedicação ao ensino e à produção científica”, destacou Filipe.

Ao falar de Antônio Figueira, o conselheiro resgatou a contribuição ao legado do pai. “Sua atuação foi marcada por décadas de trabalho voltada à assistência, à pesquisa e à inovação na área médica. Em nome de todos aqui presentes, expresso nossa profunda gratidão a Antônio Carlos Figueira por sua contribuição inestimável à medicina, à saúde Pernambucana. Que seu legado continue a inspirar aqueles que buscam fazer a diferença na assistência e na gestão, assim como ele fez. Que sua luz continue a brilhar, iluminando o caminho para uma saúde mais justa, acessível e compassiva para todos Pernambucanos”, disse Portela.

O diretor do Cremepe, Agostinho Machado, apadrinhou a medalhada Terezinha Tenório

Apadrinhando a agraciada Terezinha Tenório, o 3º vice-presidente do Cremepe, Agostinho Machado, fez um discurso emocionante que resgatou a contribuição da ginecologista e obstetra à especialidade em Pernambuco. “É simplesmente impossível contabilizar quantas atividades voltadas para o ensino dos alunos, internos, residentes e médicos estagiários foram realizadas, aulas e seminários ministrados, desde antes do início da UFPE, passando por IMIP, UPE, fundação Oswaldo Cruz, laboratório Aggeu Magalhães até assessorias, consultorias, cursos de pesquisa e extensão, caravanas científicas e palestras em congressos; sempre com muita classe, comentários respeitosos, reciclagem de conteúdo e boa didática. Seu dom e paixão pelo ensino e a vontade de aprender com cada paciente atendida, mesmo diante de tanto conhecimento já adquirido, era contagiante para mim e para todos seus ex-alunos, ex-residentes e colegas de profissão” afirmou o diretor da entidade.

O Conselheiro, Alexandre Mattos, foi padrinho do psiquiatra Antônio Peregrino

O conselheiro Alexandre Mattos, que apadrinhou o psiquiatra Antônio Peregrino, teceu uma série de elogios ao Professor, o qual considera um dos professores de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) que mais lhe ensinaram e moldaram nas atividades docentes. “Se tem um médico em Pernambuco que representa a medicina ética, solidária e responsável é oProf. Antônio Peregrino. Sinto-me muito honrado em ser o padrinho dessa medalha, além de todas as qualidades que todos nós reconhecemos no Professor Peregrino e que levou a sua escolha para ser agraciado por essa medalha, para mim, pessoalmente, Antônio Peregrino sempre representou uma voz experiente, condutora e amiga”, elogiou o conselheiro.

A conselheira, Adônis Manzella, foi a madrinha do radiologista Fernando Amaral

Por fim, foi o momento de agraciar o radiologista Fernando Amaral, apadrinhado pela conselheira Adônis Manzella, que destacou o seu vasto currículo como Ex-Preceptor da Residência Médica em Radiologia do Hospital Barão de Lucena e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP); Ex-Coordenador do Curso de Educação Continuada da Sociedade de Radiologia de Pernambuco, além de Professor do Curso de Educação Continuada da Sociedade de Radiologia de Pernambuco.