O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realiza, na noite dessa quarta-feira (27/11), a outorga da Medalha Prof. Fernando Figueira 2024. A comenda é concedida todos os anos a três médicos de destaque do Estado. A medalha, criada em 2004 pelo Cremepe, através da Resolução Nº 06, agracia, neste ano, os médicos: Maria Lúcia Brito Ferreira, Leonardo de Siqueira Barbosa Arcoverde e Valter Kozmhinsky.
A mesa solene foi composta pelo presidente do Cremepe, Mário Jorge Lôbo, pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe); Walber Steffano; pelo presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Bento Bezerra; pelo presidente da Academia Pernambucana de Medicina (APM), Hildo Azevedo; a Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; pelo vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife, Tadeu Calheiros; a diretora do Hospital Getúlio Vargas, representando a Secretaria de Saúde do Estado, Thais Almeida e, por fim, representando a família do Professor Fernando Figueira, Silvia Rissin.
MEDALHA – A honraria concedia pelo Cremepe considera a relevância desses profissionais para a sociedade pelo desempenho ético profissional da medicina e reconhece os esforços e a dedicação dos agraciados que exercem a medicina com ética, solidariedade e responsabilidade social, elevando o bom conceito dos médicos e da profissão.
Em seu discurso, o presidente do Cremepe agradeceu a presença de todos e destacou a importância da honraria. “Hoje, a entrega da Medalha Fernando Figueira, uma das mais importantes condecorações do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, tem como propósito enaltecer a trajetória de médicos que, com sua competência, humanismo e ética, marcaram e continuam marcando a história da medicina em nosso estado”, afirmou Lôbo.
O corregedor do Cremepe, Márcio Sanctos, foi responsável por apresentar aos presentes a história da comenda e de seu patrono: o Professor Fernando Figueira. “É com grande honra que nos reunimos hoje para a entrega da Medalha Professor Fernando Figueira, uma distinção que carrega o nome de um dos mais ilustres médicos de Pernambuco e do Brasil. O Professor Fernando Figueira dedicou sua vida à medicina social, à educação e à pesquisa, deixando um legado que transcende gerações”, iniciou Sanctos.
Em seguida, os padrinhos e seus respectivos homenageados discursaram e emocionaram a plateia presente nesta noite festiva. A médica Maria Lúcia Brito foi apadrinhada pelos conselheiros Ana Dolores Firmino e Marcílio José de Oliveira Filho; Leonardo de Siqueira pelo conselheiro Luiz Mário Calheiros e Valter Kozmhinsky pelo conselheiro Filipe Portela.