Na tarde desta segunda-feira (13/10), o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mário Jorge Lôbo, participou de uma audiência no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que concluiu as discussões sobre o desligamento dos médicos vinculados ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça Helena Capela e contou com a presença da presidente e da vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Ana Carolina Tabosa e Jamilly Leite, além dos diretores da entidade, Rodrigo Rosas e Robson Miranda, e de representantes da gestão do IMIP e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
Durante o encontro, que teve encaminhamento considerado positivo, foram definidos pontos importantes do acordo firmado entre as partes. Entre as medidas acordadas, destacam-se: o reajuste salarial, respeitando o piso da categoria e a remuneração bruta; e a manutenção do pleno funcionamento da Maternidade do IMIP, assegurando a continuidade da assistência à população.
O cronograma de obras também foi confirmado: as intervenções terão início em janeiro de 2026, com melhorias nos setores de pré-parto e estar médico, com previsão de duração de seis meses. Além disso, está prevista a construção da nova Triagem Obstétrica, com início programado para setembro de 2026.
O reajuste será aplicado a 588 médicos contratados sob o regime da CLT, com vigência a partir da folha de pagamento de outubro. O acordo firmado terá validade até o ano de 2028.








