O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que, na manhã desta terça-feira (28/10), realizou uma vistoria emergencial na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, após o desabamento parcial do teto de gesso do setor.
O incidente ocorreu no dia 27 de outubro, por volta das 11h45, quando houve o cedimento de aproximadamente 1,5 m² do forro de gesso da UTI Neonatal 2, que possui área total de 82 m². Durante a fiscalização do Cremepe, foram identificados outros dois pontos na unidade que apresentavam problemas estruturais semelhantes.
Em relatório encaminhado a este Conselho Regional, a gestão do HBL informou que a área afetada foi imediatamente interditada e o forro, junto à estrutura de fixação, removido no mesmo dia. Foi informado, ainda, que todo o forro da unidade será substituído, inclusive nas áreas sem sinais aparentes de instabilidade.
O Hospital também apresentou ao Cremepe um plano de ação que prevê a recuperação gradual das UTIs Neonatais e Pediátricas. As intervenções incluem a revitalização completa da UTI Neonatal 2, a reforma preventiva da UTI Pediátrica 1 e, posteriormente, a reestruturação da UTI Neonatal 1 e do corredor do quarto andar.
O Cremepe acompanhará o andamento das medidas corretivas e preventivas adotadas pelo Hospital Barão de Lucena, com o objetivo de garantir condições adequadas de segurança para pacientes e profissionais.







