Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Falta de esgoto e água mata uma criança a cada 20 segundos

Quatro mil e quinhentas crianças morrem diariamente por falta de água potável ou saneamento básico

Cerca de 4.500 crianças morrem a cada dia no mundo por falta de água potável ou saneamento básico, segundo um levantamento conjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Unicef. Somente no ano passado mais de 1,5 milhões de crianças morreram em consequência da má qualidade da água e higiene inadequada.

Segundo o documento, publicado nesta segunda (05.09), o número de pessoas afetadas nas áreas urbanas está crescendo, devido ao rápido crescimento da população, o que dificulta o abastecimento de água, o saneamento e a saúde, de qualidade, aos mais pobres.

Nas áreas urbanas e rurais, mais de 2,6 milhões de pessoas não têm acesso a serviços básicos de saneamento, destaca o documento. As crianças sofrem, especialmente, devido à diarréia ou à aparição de vermes que surgem por conta da falta de higiene.

A área africana, conhecida como “sub-sahariana” – na região do deserdo do Sahara – é, para as agências da Organização das Nações Unidas (ONU), o principal ponto de preocupação. A estimativa é que, desde o sul da África até o deserto, 80% das pessoas não têm acesso a água potável.

O diretor geral em exercício da OMS lamentou. “É uma tragédia para o mundo não poder alcançar as Metas do Milênio porque as pessoas não têm acesso a água potável e saneamento”.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com Informações da Organização das Nações Unidas.
Texto original no link: http://www.un.org/spanish/News/fullstorynews.asp?newsID=7652&criteria1=agua&criteria2=oms,%20unicef