Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza unidades de saúde de Paulista

Na tarde da sexta-feira (04/03), o 1º Secretário do Cremepe, André Dubeux, vistoriou unidades de saúde de Paulista, os dois serviços foram fiscalizados em 2021 e voltam a receber os fiscais do Conselho para averiguar se as irregularidades foram resolvidas. Na oportunidade, ele fiscalizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Policlínica Torre Galvão, localizadas no município de Paulista. 

A primeira parada do fiscal foi no SAMU que conta com quatro ambulâncias, três básicas – que no momento da fiscalização estavam no conserto – e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) que conta com respirador e está equipada. A escala de profissionais da equipe de transferências está completa, bem como a escala médica. A farmácia estava climatizada, diferente da última vistoria, mas ainda faltam algumas medicações. O serviço funciona na PE-22 em um prédio antigo com setores adaptados e tem segurança patrimonial.

As ambulâncias do SAMU são higienizadas na Policlínica Torres Galvão, unidade mista do município de Paulista que atende cerca de 150 pacientes nas 24h. De acordo com os dados informados durante a fiscalização, o paciente chega à unidade, passa pela triagem, se for sintomático respiratório é encaminhado para uma ala exclusiva, separada dos outros pacientes que são atendidos em um dos dois consultórios médicos e é encaminhado para sala verde, amarela ou vermelha.

A unidade foi transformada em referência para COVID-19 do município, ficando um médico exclusivo para esses atendimentos, e os outros três médicos para os outros atendimentos. Até fevereiro, a escala médica estava completa, porém, dois profissionais pediram demissão para cursar residência médica. A gestão informou que já solicitou chamamento de outros dois médicos que estão na fila da última seleção. 

Ainda na fiscalização, o 1º secretário do Cremepe identificou que não faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas as questões estruturais interferem na assistência à população. Há infiltrações, mofo e as salas de atendimento são precárias. O laboratório é terceirizado e não tem Raio-x na unidade. De acordo com o diretor técnico a policlínica será reformada e uma nova unidade será construída na área do estacionamento, a previsão de início das obras é abril deste ano.