Na manhã desta sexta-feira (31/10), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoveu mais uma Tradicional Aula de Ética Médica para os formandos da Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes – Afya. O encontro tem como objetivo reforçar os princípios fundamentais da prática médica e orientar os futuros médicos sobre as normas que regem o exercício ético da profissão.
A aula foi ministrada pelos conselheiros Sérgio Palma e Sirleide Lira, que durante o encontro, abordaram as atribuições da Escola Superior de Ética Médica (ESEM) e o compromisso do Conselho com a formação médica continuada. Foram apresentadas as principais atribuições e resoluções do Cremepe e do Conselho Federal de Medicina (CFM), orientações sobre como evitar sindicâncias, as formas de prevenção de processo ético-profissional e os principais pontos que norteiam o comportamento médico. Ademais foram apresentadas as diferenças entre inscrição temporária, primária e secundária.
O tema do sigilo médico também foi amplamente discutido, reforçando o compromisso ético com o indivíduo e com a confidencialidade das informações, bem como a importância de manter registros adequados e completos no prontuário médico.







