Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Teatro de rua mostra a realidade de quem precisa do SUS

“Todo artista deve ir onde o povo está”, não é o que disse o poeta? Pois muito bem, diante da situação em que se encontra a saúde pública em Pernambuco, principalmente, as grandes emergências dos hospitais, com uma série de problemas, o Sindicato dos Médicos [Simepe] em parceria com o grupo Trilha montou o espetáculo Martírio na Saúde. “ A idéia foi de mostrar claramente que saúde é cidadania e um direito de todos. Saúde é dever do Estado e você também é cidadão” , destacou vice-presidente do Simepe, Silvio Rodrigues. Ele disse ainda que os médicos estão sofrendo com a população as conseqüências do caos provocado pelo governo que continua sem resolver a superlotação e a falta de leitos.

As primeiras apresentações foram realizadas nesta quarta-feira (20.08) das 8h às 12h30, na praça do Largo da Paz (Afogados), Estação Joana Bezerra (Coque), Praça da Independência (Centro) e Estação Central do Recife (Santo Antônio). O objetivo principal do trabalho foi de esclarecer à população – através do teatro de rua – sobre o caos no Sistema Público de Saúde (SUS). “A população entendeu nosso recado, porque mostramos a realidade do dia a dia daqueles que necessitam do SUS. Essas pessoas sofrem – do sertão à capital – para conseguir atendimento e tratamento com dignidade”, esclareceu o diretor e ator da peça, Edson Fly.

Dois personagens vindos das cidades de Pombos e Solidão encarnaram o drama de ficar entregue à própria sorte nas emergências públicas da rede estadual.

Criado pelo Movimento Caranguejo Uçá, da Ilha de Deus, o Trilha (Teatro de Rua da Ilha) procura promover, através da arte, uma reflexão e o reconhecimento de cada um enquanto ser importante dentro de um processo de construção de um espaço mais equilibrado e plural. Fazem parte do grupo os atores Edson Fly, Esmeraldo Lima, Valdemir dos Santos, Eliane, Manoel Nunes, Eliton Moraes Sacramento e Edson Lima.

O projeto Martírio na Saúde teve seqüência na segunda-feira (25.08) com mais três apresentações. O grupo mostrou o espetáculo na Rua da Imperatriz, Mercado de São José e Camelódromo, no pátio da movimentada Feira do Troca.

Leia mais em http://portal.cremepe.org.br/publicacoes_noticias_ler.php?cd_noticia=2456

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe e Simepe.