O superintendente do Imip, Antônio Carlos Figueira (microfone), o presidente do Cremepe, André Longo (E), e o 1º secretário da Academia Pernambucana de Medicina de Pernambuco, Gentil Porto
Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (15), no Hospital Dom Pedro II, no bairro de São José, o primeiro centro de radioterapia do Estado 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
O serviço contará com o equipamento mais moderno de Pernambuco. Um parque de máquinas avançado que inclui acelerador linear digital, sistema de planejamento computadorizado conformacional, tomógrafo multi-slice simulador e braquiterapia de alta taxa de dose.
A previsão é de atender uma média de cem pessoas por dia. Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 40% das pessoas com câncer têm acesso aos serviços gratuitos de radioterapia no Brasil. Muitos deles recorrem a hospitais da rede privada ou unidades que têm convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa máquina de radioterapia não vai beneficiar somente os pacientes do Imip. Ela vai beneficiar os pacientes de Pernambuco de um modo geral”, afirma a médica Ana Luiza Fassizoli, coordenadora do serviço de radioterapia do Imip.
Segundo Fassizoli, ainda não será possível suprir a demanda do Estado com o equipamento. “Para ser suprida, a gente precisaria de outras máquinas. Porém, com essa máquina exclusivamente sendo SUS, a gente vai facilitar o acesso desses pacientes”, afirma.
Participaram da inauguração, o presidente do Cremepe, André Longo, o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Frederico Amâncio, e Magdalena Arraes, viúva do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes.
Longo considera que “a oferta deste tipo de serviço 100% SUS é de extrema importância para os pacientes com câncer”. Já o superintendente do Imip, Antônio Figueira, fez questão de destacar, em seu discurso, que “no Imip não existe assistência sem ensino, por isso, precisamos investir em pesquisa para garantir qualidade na prestação de serviço”.
O centro de radioterapia do SUS contará com dois médicos, um físico, uma enfermeira e seis técnicos, além dos funcionários do Imip.
Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.







