Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

HGV suspende cirurgia eletiva

Após nove meses, ambulatório é reaberto em área provisória e tem capacidade reduzida a 9 mil atendimentos/mês. Emergência já está superlotada
    
Depois de passar nove meses sem funcionar, o ambulatório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, voltará a receber pacientes segunda-feira, mas com a capacidade reduzida. O objetivo é não aumentar a demanda por operações. A emergência está superlotada e o hospital teve que suspender todas as cirurgias programadas. “De cada 16 pacientes atendidos no ambulatório, dois são encaminhados para cirurgia e não teremos como resolver o problema”, explicou Rômulo Gomes, vice-diretor do hospital.
    
O ambulatório tem capacidade para 15 mil atendimentos por mês, mas o objetivo é realizar apenas oito ou nove mil consultas e procedimentos. O serviço foi reaberto numa área provisória, já que a reforma do prédio, onde estava instalado antes, não foi concluída. O edifício foi interditado em novembro do ano passado, por causa de rachaduras. O espaço atual foi aberto na última segunda-feira, para atender apenas os egressos da emergência. Na próxima segunda serão atendidos os que já marcaram consulta para o dia.
     
Para restringir o atendimento em 60%, a direção do hospital vai diminuir a marcação. Serão marcadas apenas as consultas de pacientes egressos da emergência, dos que já têm ficha no ambulatório e de doentes encaminhados por outros serviços do SUS. Gomes pede que esses serviços só encaminhem casos que realmente não possam ser resolvidos na rede municipal.
     
Além da superlotação da emergência, onde está havendo uma ocupação de até 120 pacientes, o HGV perdeu enfermarias por causa da reforma. Com isso, diminuiu o espaço disponível para o internamento pós-cirúrgico. “Estamos com todos os 18 leitos do pós-anestésico cheios e tivemos que abrir mais sete extras”, contou o vice-diretor.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do Jornal do Commercio.
Editoria de Cidades.