Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos são homenageados com a Medalha São Lucas

 Foto: Giovanne Chamberlain

Mário Fernando da Silva Lins, Edmundo Machado Ferraz e Pablo de Moura de Andrade Lima – representando o seu pai o agraciado Jairo de Andrade Lima.

A Associação Médica de Pernambuco, o Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco realizaram a cerimônia em homenagem ao Dia do Médico com a entrega da Medalha São Lucas, na quarta (14/10), na sede da Associação, na Boa vista. Este ano os agraciados foram os médicos Edmundo Machado Ferraz, Mário Fernando da Silva Lins e Jairo de Andrade Lima, que foi representado pelo filho Pablo de Moura de Andrade Lima.

A presidente da Ampe e conselheira, Helena Carneiro Leão, ressaltou a trajetória dos três agraciados e a união das entidades médicas estaduais. “São homenageados de toda a classe médica, não só das entidades”, afirmou.

O médico Gentil Porto fez a saudação aos homenageados e afirmou “sentir-se honrado em poder falar sobre a história de cada um”. Também falou sobre o desafio atual da Medicina no País, que não deve perder o rumo. “Rio acima, contra a corrente e a alma cheia de esperança”, disse.

Em nome dos homenageados, o médico Mário Lins ressaltou o apoio dos familiares e das entidades médicas para o bom exercício da profissão no momento em que a profissão vem passando. “A Saúde é direito do cidadão e os desmandos não podem ser jogados em cima do médico. A Medicina vem sendo tratada de forma insensível”, disse. Ainda durante o discurso, falou sobre a importância de se estabelecer uma Carreira de Estado para o médico (PEC 454/09) e a valorização da saúde. “Precisamos de médicos de homens e de alma”, concluiu.

Compuseram a mesa de cerimônia a Dra. Helena Carneiro Leão (Ampe), Dr. Sílvio Rodrigues (Cremepe), Dr. Mário Jorge Lobo (SIMEPE), Dra. Jane Lemos (AMB), Dr. Antônio Barreto (FECEM), Joana Freire Secretária Executiva de Coordenação Geral da Sec. de Saúde do Recife, representando o Secretário Jailson Correia, Dr. Gentil Porto (APM), e o Dr. Assuero Gomes (Unimed). Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do Conselho, André Dubeux, o vice-presidente e a secretária geral do sindicato, Tadeu Calheiros e Cláudia Beatriz.