Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM e Cremepe reúnem hospitais para discutir o repasse de quimioterápicos

Reunião na sede do Cremepe para tratar a falta de repasse dos quimioterápicos.

Reunião ocorreu na sede do Conselho I Foto: Priscilla Fernandes

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, se reuniram com representantes dos serviços de quimioterapia do Hospital das Clínicas (HC), Instituto Materno Infantil (Imip), Hospital do Câncer (HCP), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e Hemope, na manhã desta segunda-feira (14.12), na sede do Cremepe, no Espinheiro.

A reunião se deu após diversas queixas dos hospitais sobre a falta de repasse dos quimioterápicos, pois o custo é alto e não está havendo ressarcimento por parte do Estado. Por outro lado o hospital não pode se negar a tratar o paciente, pois ele tem direito ao tratamento. “Temos que prescrever a droga e mandar buscar onde tem, infelizmente não são casos isolados, e o hospital não tem condições de comprar. Tem que haver uma padronização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o gestor do Hospital do Câncer Pernambuco (HCP), Hélio Fonseca.

Para o presidente do CFM, Carlos Vital é importante fazer uma ação de âmbito nacional para que alguma providência seja tomada. “Devemos recorrer a uma ação civil pública contra o Ministério da Saúde, pois é de responsabilidade deles fornecer essas drogas, então devemos cobrar isso, porém de forma nacional. Isso acontece no Brasil inteiro, pessoas estão morrendo, é preocupante”, exclamou.

Por fim, ficou acordado que quinta – feira (17.12), às 10 horas, haverá uma reunião na sede do CFM, em Brasília, para tratar sobre o tema. Foram convidados dois representantes de dois hospitais de Pernambuco para  participar.