Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Sociedade Brasileira de Reumatologia discute tratamento da febre chikungunya no Recife

O grupo de estudos em febre chikungunya(FC) da Sociedade Brasileira de Reumatologia se reunirá neste sábado (8) para discutir a definição de protocolos para o diagnóstico e tratamento da doença. O evento, que será sediado no Hotel Grand Mercure Recife Atlante Plaza, das 8h30 às 17h, contará com a presença de 27 reumatologistas e 3 fisioterapeutas de 11 estados diferentes.

As professoras da disciplina de Reumatologia da UFPE, Claudia Marques e Angela Duarte, estão coordenando o evento, tendo ainda como participantes do grupo a professora Andréa Dantas, também da disciplina de Reumatologia da UFPE, e as professoras Angelica Tenorio e Gisela Siqueira, do Departamento de Fisioterapia da UFPE.

Com o intuito de definir orientações de diagnóstico e tratamento a serem aplicadas na prática clínica, tanto do médico da atenção básica com do especialista, os 30 participantes da reunião realizaram um trabalho de revisão da literatura disponível acerca da FC. Durante o evento, os profissionais de saúde farão uma discussão com base na literatura revisado na experiência clínica, sendo em seguida realizada uma votação para definição das recomendações, principalmente, para a forma crônica da doença.

O estudo, que tem a previsão de ser publicado na Revista Brasileira de Reumatologia até o final deste ano, foi dividido nos seguintes tópicos: Diagnóstico clínico, laboratorial e por imagem; Associação com doenças reumatológicas; Formas raras, graves e situações especiais e Tratamento das fases aguda, subaguda e crônica da FC.